O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA DOS JOVENS COM O AUXÍLIO DA CULTURA MAKER

Autores/as

  • Nilcecleide da Silva Cascaes, MSC. UFAM
  • Marisa Almeida Cavalcante, Dra. UFAM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p134-149

Resumen

Existem várias teorias de aprendizagem que se podem usar em sala de aula, porém adequá-las ao século XXI e seus desafios na escola, têm sido alvo de vários estudos na sociedade contemporânea. A busca pela compreensão da aprendizagem e como melhorá-la deve considerar o mundo e os fatores sociais nos quais o indivíduo está inserido. É importante chamar a atenção que não basta “desenfileirar” as carteiras e colocar computadores, é preciso se repensar a relação ensino e aprendizagem sob novos parâmetros. Em tempos de internet, celulares e tablets, é bastante comum o uso destes dispositivos conectados a web de forma instrumental nas escolas. Papert (1985) nos traz uma proposta de como os computadores podem auxiliar na aprendizagem não somente como instrumentos, mas na construção de conceitos e modelos mentais, mesmo quando elas estiverem distantes fisicamente da tecnologia digital. Esta pesquisa é baseada nos conceitos de Papert e de como a Cultura Maker é um instrumento facilitador se aplicada no ambiente de ensino-aprendizagem e apresenta resultados referente à aprendizagem matemática assim como habilidades socioemocionais identificadas no decorrer da aplicação em uma escola pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilcecleide da Silva Cascaes, MSC., UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2021). Especialista em Educação Matemática Comparada (2012), com graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Atualmente é professora na SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e ensino de robótica educacional e Cultura Maker.

Marisa Almeida Cavalcante, Dra., UFAM

Professora Titular pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atualmente Profa. do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas com atuação no PPGECIM e MPEF. Com mestrado e doutorado na área Física Nuclear instrumental e dedicada a área de pesquisa em Ensino de Física e Ciencias desde 1995. Minha atuação no ensino sempre esteve voltada a novas tecnologias e metodologias. Desde a década de 90 desenvolvo pesquisa em automação e aquisição de dados voltados ao ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa em Ensino de Física (GoPEF/PUCSP) e do laboratório de pesquisa UFAMakers da UFAM. Por habilidades técnicas desenvolvidas durante minha vida acadêmica ensino que desenvolvo sistemas computadorizados de aquisição e análise de dados direcionados a experimentação com fins didáticos, mas também atuo na formação de recursos humanos nesta área específica, tão carente no Brasil. Uma eterna apaixonada pela educação e pelas maravilhas que o mundo tecnológico aliado a práticas pedagógicas inovadoras pode trazer na formação dos nossos jovens. Atualmente desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências com ênfase em Tecnologia Educacional, Automação com o Arduino e outros microcontroladores, uso do Scratch e outros softwares iconográficos, internet das coisas, cultura Maker no ensino, Física Moderna e Aprendizagem por Projetos. 

 

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Cascaes, N. da S., & Cavalcante, M. A. (2023). O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA DOS JOVENS COM O AUXÍLIO DA CULTURA MAKER. Revista Dynamis, 29(2), 134–149. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p134-149