O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA DOS JOVENS COM O AUXÍLIO DA CULTURA MAKER

Authors

  • Nilcecleide da Silva Cascaes, MSC. UFAM
  • Marisa Almeida Cavalcante, Dra. UFAM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p134-149

Abstract

Existem várias teorias de aprendizagem que se podem usar em sala de aula, porém adequá-las ao século XXI e seus desafios na escola, têm sido alvo de vários estudos na sociedade contemporânea. A busca pela compreensão da aprendizagem e como melhorá-la deve considerar o mundo e os fatores sociais nos quais o indivíduo está inserido. É importante chamar a atenção que não basta “desenfileirar” as carteiras e colocar computadores, é preciso se repensar a relação ensino e aprendizagem sob novos parâmetros. Em tempos de internet, celulares e tablets, é bastante comum o uso destes dispositivos conectados a web de forma instrumental nas escolas. Papert (1985) nos traz uma proposta de como os computadores podem auxiliar na aprendizagem não somente como instrumentos, mas na construção de conceitos e modelos mentais, mesmo quando elas estiverem distantes fisicamente da tecnologia digital. Esta pesquisa é baseada nos conceitos de Papert e de como a Cultura Maker é um instrumento facilitador se aplicada no ambiente de ensino-aprendizagem e apresenta resultados referente à aprendizagem matemática assim como habilidades socioemocionais identificadas no decorrer da aplicação em uma escola pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilcecleide da Silva Cascaes, MSC., UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2021). Especialista em Educação Matemática Comparada (2012), com graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Atualmente é professora na SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e ensino de robótica educacional e Cultura Maker.

Marisa Almeida Cavalcante, Dra., UFAM

Professora Titular pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atualmente Profa. do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas com atuação no PPGECIM e MPEF. Com mestrado e doutorado na área Física Nuclear instrumental e dedicada a área de pesquisa em Ensino de Física e Ciencias desde 1995. Minha atuação no ensino sempre esteve voltada a novas tecnologias e metodologias. Desde a década de 90 desenvolvo pesquisa em automação e aquisição de dados voltados ao ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa em Ensino de Física (GoPEF/PUCSP) e do laboratório de pesquisa UFAMakers da UFAM. Por habilidades técnicas desenvolvidas durante minha vida acadêmica ensino que desenvolvo sistemas computadorizados de aquisição e análise de dados direcionados a experimentação com fins didáticos, mas também atuo na formação de recursos humanos nesta área específica, tão carente no Brasil. Uma eterna apaixonada pela educação e pelas maravilhas que o mundo tecnológico aliado a práticas pedagógicas inovadoras pode trazer na formação dos nossos jovens. Atualmente desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências com ênfase em Tecnologia Educacional, Automação com o Arduino e outros microcontroladores, uso do Scratch e outros softwares iconográficos, internet das coisas, cultura Maker no ensino, Física Moderna e Aprendizagem por Projetos. 

 

Published

2023-09-27

How to Cite

Cascaes, N. da S., & Cavalcante, M. A. (2023). O PAPEL DO PROFESSOR E A NECESSIDADE DE ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA DOS JOVENS COM O AUXÍLIO DA CULTURA MAKER. Revista Dynamis, 29(2), 134–149. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p134-149