FUNDAMENTOS NORTEADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA

UM MAPA TEÓRICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p150-172

Resumen

Apresentamos um Mapa Teórico a respeito do tema Educação Estatística Crítica (EEC). Isto pois, tivemos por objetivo de identificar as bases teóricas da EEC, bem como nos situar em relação às investigações que se apoiam nessa temática. As fontes de buscas foram os principais repositórios de artigos, dissertações e teses do Brasil, além de eventos específicos da área. Para a análise, foram recuperadas, até julho de 2022, 24 pesquisas. As reflexões proporcionadas por esses trabalhos permitiram identificar conceitos e teorias, entendidas por nós como os fundamentos da EEC. Percebemos o quanto a pesquisa com base na EEC evoluiu a partir do estudo de Celso Campos e a sua influência nas investigações sobre o tema. As pesquisas fora do cenário brasileiro agregaram contribuições a partir de propostas para uma formação crítica no contexto da EE, que é o caso do letramento estatístico crítico, que nos mostra como a EEC pode ser concebida em outros ambientes de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Angelo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES/UFF. Atua nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Atualmente é Professora de Matemática da Rede Municipal de Pirapetinga, MG e Tutora à Distância das disciplinas de Lógica e Teoria dos Conjuntos e Introdução à Combinatória de Contagem do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). É membra da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística EAME - LABEM - UFF- INFES e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE.

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve as atividades no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do Innovation Center of Statistical Education (ICE), sediados no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), da FURG. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística (GIIPEE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (EduEst). Coordenadora do Programa Letramento Multimídia Estatístico (LeME), Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education (IASE), e de Projetos associados à este. É membra do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE) e da International Association for Statistical Education (IASE). É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project (ISLP), da IASE, no Brasil. É co-fundadora de Projetos e Tecnologias Sociais e Educacionais para a Educação Estatística, tais como a Sala da Aprendizagem da Estatística (SalAEst), o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos (PET SabEst), o Programa de Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística (ATELIE), o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu) e o International forum for early career researchers in statistics education (INCREASE). Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (1518-8221). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ciências QVS-Associação Ampla - FURG (2021-2022). 

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Pereira, F. A., & Silva, M. P. M. da. (2023). FUNDAMENTOS NORTEADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA: UM MAPA TEÓRICO. Revista Dynamis, 29(2), 150–172. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p150-172