FUNDAMENTOS NORTEADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA
UM MAPA TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p150-172Abstract
Apresentamos um Mapa Teórico a respeito do tema Educação Estatística Crítica (EEC). Isto pois, tivemos por objetivo de identificar as bases teóricas da EEC, bem como nos situar em relação às investigações que se apoiam nessa temática. As fontes de buscas foram os principais repositórios de artigos, dissertações e teses do Brasil, além de eventos específicos da área. Para a análise, foram recuperadas, até julho de 2022, 24 pesquisas. As reflexões proporcionadas por esses trabalhos permitiram identificar conceitos e teorias, entendidas por nós como os fundamentos da EEC. Percebemos o quanto a pesquisa com base na EEC evoluiu a partir do estudo de Celso Campos e a sua influência nas investigações sobre o tema. As pesquisas fora do cenário brasileiro agregaram contribuições a partir de propostas para uma formação crítica no contexto da EE, que é o caso do letramento estatístico crítico, que nos mostra como a EEC pode ser concebida em outros ambientes de investigação.
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