MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS

Autores/as

  • Danilo Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Bruna Herculano da Silva Bezerra Universidade Federal de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p69-90

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de significação do conceito de energia, a partir da aplicação de uma sequência didática pautada na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na Teoria dos Perfis Conceituais. Tal sequência foi planejada com base nas ideias de Mehéut, assumindo como princípio os quatro componentes básicos, a saber: professor, aluno, conhecimento científico e mundo real (ou material), e as duas dimensões, pedagógica e epistemológica. A pesquisa, recorte da dissertação de mestrado, é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em uma escola integral da rede pública de ensino do estado de Pernambuco, localizada em Maranguape I, Paulista, com a participação dos estudantes do 2° ano do Ensino Médio. A partir dos dados coletados em uma das etapas, debate sobre a Questão sociocientífica (QSC) apresentada, analisamos as relações CTS e emergências das zonas do perfil conceitual de energia. Os resultados revelam a emergência de várias zonas do perfil conceitual, que guardam fortes relações com o contexto das atividades e convergem com as discussões propostas pela perspectiva CTS. Ainda, concluímos que a proposta possibilita a ampliação das discussões sobre o conceito de energia, considerando diversos contextos e os modos de pensar de maior valor pragmático.

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Biografía del autor/a

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química
Área de Ensino de Química

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Souza, D. O. de, Bezerra, B. H. da S., & Simões Neto, J. E. (2023). MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS. Revista Dynamis, 29(1), 69–90. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p69-90