ESTUDANDO A RELATIVIDADE RESTRITA EM VERSOS DE CORDEL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS, COM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO À LUZ DA NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p50-68

Resumen

O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados da aplicação de um produto educacional composto por um folheto de cordel intitulado “Uma Viagem Arretada Para Uma Tá de Relatividade”, em formato de história em quadrinhos e uma sequência de ensino desenvolvida à luz da neurociência educacional, para o estudo da Relatividade Restrita com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Juazeiro do Norte. Evidenciaremos o papel da neurociência educacional na aprendizagem, aliada aos estímulos e emoções provocadas pela declamação das rimas dos folhetos de cordel, o enredo e os traços da história em quadrinhos. A sequência de ensino contém cinco etapas fundamentadas nas contribuições teóricas de Mora (2004;2017); Cosenza e Guerra (2011), que trazem para a sala de aula o conhecimento sobre as emoções, a atenção, memórias, motivação e neuroaquitetura. Através desta experiência foi possível oferecermos aulas dinâmicas, despertarmos a curiosidade e criatividade dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Derlandia de Araújo Januário, UFRGS

Mestranda no curso de pós graduação Mestrado Nacional em Pesquisa e Ensino de Física. Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Cariri (2013). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte. 

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF e possui Pós-Doutoramento realizado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fez também Pós-Doutoramento na Université de Poitiers em Ensino de Ciências e Literatura, e atualmente é Professor Associado da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos e Ensino de Física.

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Januário, M. D. de A., & Nobre, F. A. S. (2023). ESTUDANDO A RELATIVIDADE RESTRITA EM VERSOS DE CORDEL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS, COM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO À LUZ DA NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL. Revista Dynamis, 29(1), 50–68. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p50-68

Número

Sección

Relatos de experiências