AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PRECEPTORES DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Kauan Ferreira Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p21-34

Resumen

Neste texto, propomos investigar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) - subprojeto Biologia, Física, Química (BFQ) na formação continuada dos professores que atuam como preceptores de ciências da natureza. Desse modo, também discutiremos como as vivências formativas oriundas da participação no PRP contribuem para o desenvolvimento de práticas e atitudes pedagógicas dos preceptores no espaço escolar. Nesta pesquisa qualitativa, em que foram entrevistadas cinco professoras preceptoras, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados obtidos com a análise de dados demonstram a importância e as contribuições destacadas pelas preceptoras do PRPBFQ no processo de formação continuada e também no ato de (re)pensar suas práticas pedagógicas em sala de aula. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kauan Ferreira Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2018 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS.E-mail: eliane.santos@uffs.edu.br

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Ferreira Rosa, K., & Gonçalves dos Santos, E. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PRECEPTORES DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 29(1), 21–34. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p21-34