O O ESPELHAMENTO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COMPARTILHADAS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p147-163

Resumen

O estudo apresentado contempla a formação continuada de professoras que atuam na Educação Infantil, com atenção para o Ensino de Ciências em tal contexto. A investigação consistiu na análise do processo de espelhamento de prática vivenciado com professoras participantes de um grupo de formação continuada. O contexto formativo acompanhado possibilitou às professoras a realização de leituras e reflexões sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil. As informações foram obtidas a partir da transcrição de um encontro formativo realizado no período de setembro a dezembro do ano de dois mil e vinte. A análise metodológica adotada foi a Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram treze categorias iniciais, seis categorias intermediárias e uma categoria final: Compreensões acerca do Ensinar Ciências num movimento de reflexão compartilhada. O metatexto elaborado apresenta o novo emergente, no qual a formação continuada se mostrou como um espaço importante de partilha de conhecimentos e vivências. O diálogo teórico e prático possibilitou compreensões acerca de fragilidades e de potencialidades para Ensinar Ciências na Educação Infantil.   

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosanara Bourscheid, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004). Especialização em Mídias na Educação (2011) e Especialização em Docência na Educação Infantil (2016), as duas especializações pela Universidade Federal de Santa Maria.  Mestranda no Programa de Pós Graduação de Ensino em Ciências na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, com o projeto: O processo de Investigação-Formação-Ação e o Ensino de Ciências na Formação Continuada de Professores da Educação Infantil.

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

 Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007; 2013). É professora adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Editora da área de Ensino de Química da Revista Insignare Scientia (RIS).

   

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Bourscheid, R., & Scherer Wenzel, J. (2023). O O ESPELHAMENTO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COMPARTILHADAS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 29(1), 147–163. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p147-163