CONTRIBUIÇÕES AGROECOLÓGICAS

RESULTADOS DE UM TRABALHO COLABORATIVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p208-224

Resumen

Na contemporaneidade, trabalhar assuntos voltados a temática ambiental pode refletir em uma formação humana, crítica e com viés social. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a contribuição da agroecologia, enquanto prática sociocultural, como uma vivência, capaz de auxiliar na construção de conhecimentos sobre a temática ambiental, com alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos do sexto ano de uma escola estadual do município de Tupanciretã – RS. Por meio da Análise de Conteúdo foi possível verificar que os alunos apresentaram novos conhecimentos, pois a análise de similitude evidenciou uma ampliação dos conhecimentos dos alunos participantes do estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieisonprestes@gmail.com

Diego Pascoal Golle, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Engenharia Florestal (UFSM). Pós-Doutor em Ciência do Solo (UFSM). Docente do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: dgolle@unicruz.edu.br 

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Silveira, D. P. da, & Golle, D. P. (2022). CONTRIBUIÇÕES AGROECOLÓGICAS: RESULTADOS DE UM TRABALHO COLABORATIVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 28(2), 208–224. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p208-224