CONTRIBUIÇÕES AGROECOLÓGICAS

RESULTADOS DE UM TRABALHO COLABORATIVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p208-224

Abstract

Na contemporaneidade, trabalhar assuntos voltados a temática ambiental pode refletir em uma formação humana, crítica e com viés social. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a contribuição da agroecologia, enquanto prática sociocultural, como uma vivência, capaz de auxiliar na construção de conhecimentos sobre a temática ambiental, com alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos do sexto ano de uma escola estadual do município de Tupanciretã – RS. Por meio da Análise de Conteúdo foi possível verificar que os alunos apresentaram novos conhecimentos, pois a análise de similitude evidenciou uma ampliação dos conhecimentos dos alunos participantes do estudo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieisonprestes@gmail.com

Diego Pascoal Golle, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Engenharia Florestal (UFSM). Pós-Doutor em Ciência do Solo (UFSM). Docente do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: dgolle@unicruz.edu.br 

Published

2022-09-30

How to Cite

Silveira, D. P. da, & Golle, D. P. (2022). CONTRIBUIÇÕES AGROECOLÓGICAS: RESULTADOS DE UM TRABALHO COLABORATIVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 28(2), 208–224. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p208-224