A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO NO ENSINO AGRÍCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Letícia Carvalho Leitholdt Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Uberson Boaretto Rossa, Dr Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Simão Alberto Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p164-178

Resumen

Este artigo objetiva apresentar contribuições oriundas da vivência da prática pedagógica e técnica proporcionada pelo Estágio Supervisionado de Docência, um momento singular em que o licenciando assume o protagonismo na condução do processo de ensino e aprendizagem. Caracteriza-se em oportunidade de aprendizagem, pois o contato com os educandos permite refletir a práxis educativa, acumulada ao decorrer dos anos de formação. Devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, acelerou também a necessidade do sistema educacional reinventar suas práticas docentes para melhor corresponder aos desafios do processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Foi necessário reinventar-se, pois a presencialidade em atividades de docência havia sido suspensa em observância aos decretos sanitários emitidos pelo Ministério da Saúde. Para facilitar a compreensão, este artigo apresenta a introdução sobre a temática e a metodologia adotada. O referencial teórico, construído com base na contribuição de pensamento de vários autores, bem como das literaturas que abordam o assunto. Em suma, foram elencados os resultados alcançados e as conclusões parciais, visando instigar o leitor sobre a importância do Estágio Supervisionado de Regência, uma oportunidade que permite, aos acadêmicos, uma vivência prática dos saberes teóricos construídos no decorrer dos anos de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Carvalho Leitholdt, Instituto Federal Catarinense - IFC

Academica do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias

Uberson Boaretto Rossa, Dr, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000): Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004); Mestre em Agronomia, Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005); Doutor em Engenharia Florestal, na área de Silvicultura pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013); Pós-Doutorado pela Università Politecnica delle Marche (Ancona, Italy) no Departamento de Ciências Agrárias, Alimentar e Ambiental - UNIVPM (2017).

Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense - IFC

Professor do Instituto Federal Catarinense - IFC.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2012), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), graduação em Educação Religiosa pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), graduação em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), especialização em Psicopedagogia (2002), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; paradigmas de ensino; professor leigo; situações-limites; prática docente; paradigmas; tecnologias na educação; formação de docente; identidade profissional; formação de professores de séries iniciais, normal e superior.

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Leitholdt, L. C., Rossa, U. B., & Alberto, S. (2023). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO NO ENSINO AGRÍCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Dynamis, 29(1), 164–178. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p164-178