A DIMENSÃO AFETIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

REVISÃO DE PESQUISAS NA WEB OF SCIENCE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p03-20

Resumen

O estudo refere-se a uma análise em artigos estrangeiros que abordam a temática da dimensão afetiva no campo da Educação em Ciências. O objetivo está em visualizar o cenário dessas pesquisas produzidas nos últimos cinco anos, de modo e identificar as características dessa produção. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, tomando-se como locus o banco de dados da Web of Science. Nessa busca e após estabelecidos os critérios de seleção, obteve-se 27 artigos que foram analisados a partir da distribuição geográfica, periódico de publicação, nível de ensino e presença dos construtos relacionados a dimensão afetiva. Como resultado aponta-se que: o continente asiático apresenta o maior número de estudo; o International Journal of Science Education é o periódico com maior número de publicações; o Ensino Médio é que tem despertado maior interesse dos pesquisadores; e, os construtos atitude, autoestima e motivação são os mais presentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Professora titular do Curso de Física

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade de Passo Fundo

Julia Nunes Pacheco, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Passo Fundo

Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciatura em Matemática - Universidade de PAsso Fundo

Licenciatura em Física - UFSM

Mestrado em Ensino de Física - UFRGS

Doutorado em Educação em Ciências - UFRGS

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Rosa, C. T. W. da, Pacheco, J. N., & Darroz, L. M. (2023). A DIMENSÃO AFETIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO DE PESQUISAS NA WEB OF SCIENCE. Revista Dynamis, 29(1), 03–20. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p03-20