FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A BNCC E A BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE PARA CONSTRUIR OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Marco Aurélio Torres Rodrigues Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Santana do Livramento - RS
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p186-208

Palabras clave:

Ciências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação Continuada de Professores, Educadores Generalistas, BNCC

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo que é parte de uma  pesquisa mais abrangente que pretende acompanhar o processo de implantação, problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre novas exigências na disciplina de Ciências para Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação continuada de um grupo de professores da rede do município de Santana do Livramento – RS. Norteados pela questão “Que caminhos uma formação continuada, voltada a educadoras e educadores que atuam nos Anos Iniciais do EF, deve trilhar com o intuito de auxiliá-los a dar conta desse novo mecanismo burocrático e normativo, a BNCC, fomentando a (re)construção de seus currículos de Ciências, a partir da promoção da autonomia docente em busca do desenvolvimento de um professor reflexivo-crítico (CONTRERAS, 2002)?” delineamos uma investigação em dois estudos. Apresentamos aqui etapas e alguns resultados do Estudo I, enquanto pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação.

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Biografía del autor/a

Marco Aurélio Torres Rodrigues, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Santana do Livramento - RS

Trabalho na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (uergs) como Professor de Ciências Exatas.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), na área de concentração: Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Rodrigues, M. A. T., & Massoni, N. T. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A BNCC E A BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE PARA CONSTRUIR OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 28(1), 186–208. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p186-208