FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A BNCC E A BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE PARA CONSTRUIR OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p186-208Keywords:
Ciências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação Continuada de Professores, Educadores Generalistas, BNCCAbstract
Este trabalho apresenta um estudo que é parte de uma pesquisa mais abrangente que pretende acompanhar o processo de implantação, problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre novas exigências na disciplina de Ciências para Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação continuada de um grupo de professores da rede do município de Santana do Livramento – RS. Norteados pela questão “Que caminhos uma formação continuada, voltada a educadoras e educadores que atuam nos Anos Iniciais do EF, deve trilhar com o intuito de auxiliá-los a dar conta desse novo mecanismo burocrático e normativo, a BNCC, fomentando a (re)construção de seus currículos de Ciências, a partir da promoção da autonomia docente em busca do desenvolvimento de um professor reflexivo-crítico (CONTRERAS, 2002)?” delineamos uma investigação em dois estudos. Apresentamos aqui etapas e alguns resultados do Estudo I, enquanto pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.