PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MEIOSE NO ENSINO DE GENÉTICA ENTRE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

  • Adlane Vilas-Boas Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7026-5539
  • Luís Fonseca Guerra Programa de PG em Genética, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Marina de Lima Tavares Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p107-126

Palabras clave:

concepções alternativas, meiose, genética mendeliana, diagramação de meiose, estudante de licenciatura

Resumen

A complexidade da Genética contribui para dificuldades no entendimento de conceitos e processos essenciais na área, sendo a meiose um dos conteúdos de difícil compreensão. O objetivo do estudo aqui apresentado foi compreender como licenciandos de Ciências Biológicas entendem a divisão meiótica e sua relação com a genética mendeliana, a partir da análise de uma tarefa desenvolvida em uma disciplina. Os resultados observados foram analisados à luz da literatura que tenta avaliar porque erros conceituais nessa área de conhecimentos são persistentes e o papel do professor em formação nesse cenário. As concepções alternativas que se destacaram na análise foram sobre a conexão do processo de replicação na meiose e conceitos como locos e ploidia. Conclui-se que as concepções alternativas aqui descritas apontam aos professores onde podem estar as principais dúvidas e questões dos estudantes sobre o conteúdo de divisão celular e auxiliá-los na busca de novas estratégias didáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adlane Vilas-Boas, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução - atua em extensão e pesquisa em Ensino de Ciências e Genética.

Luís Fonseca Guerra, Programa de PG em Genética, Universidade Federal de Minas Gerais.

Médico veterinário, mestre em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marina de Lima Tavares, Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

Bióloga e doutora em Educação. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG) na linha Ensino de Ciências e PG em Genética. Realiza pesquisas na área de educação em Ciências e Biologia, com enfoque nos temas metodologias de ensino e modos de aprendizagem, interculturalidade e formação de professores indígenas, diversidade e discurso.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Vilas-Boas, A., Guerra, L. F., & Tavares, M. de L. (2022). PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MEIOSE NO ENSINO DE GENÉTICA ENTRE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Dynamis, 28(1), 107–126. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p107-126