PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MEIOSE NO ENSINO DE GENÉTICA ENTRE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p107-126Keywords:
concepções alternativas, meiose, genética mendeliana, diagramação de meiose, estudante de licenciaturaAbstract
A complexidade da Genética contribui para dificuldades no entendimento de conceitos e processos essenciais na área, sendo a meiose um dos conteúdos de difícil compreensão. O objetivo do estudo aqui apresentado foi compreender como licenciandos de Ciências Biológicas entendem a divisão meiótica e sua relação com a genética mendeliana, a partir da análise de uma tarefa desenvolvida em uma disciplina. Os resultados observados foram analisados à luz da literatura que tenta avaliar porque erros conceituais nessa área de conhecimentos são persistentes e o papel do professor em formação nesse cenário. As concepções alternativas que se destacaram na análise foram sobre a conexão do processo de replicação na meiose e conceitos como locos e ploidia. Conclui-se que as concepções alternativas aqui descritas apontam aos professores onde podem estar as principais dúvidas e questões dos estudantes sobre o conteúdo de divisão celular e auxiliá-los na busca de novas estratégias didáticas.
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