UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS

Authors

  • Edemar Benedetti Filho Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Carvalho Danilo Valdemar Graduado pela Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152

Keywords:

Ensino de Química, Estequiometria, Atividade lúdica.

Abstract

Cálculos estequiométricos é um tópico que gera dificuldades de aprendizagem a alunos. O presente artigo propõe uma atividade lúdica experimental a estudantes de escolas públicas na preparação de um bolo, estabelecendo-se analogias entre os ingredientes e os reagentes de uma reação química. Houve estimulo às discussões em grupo, melhorando a capacidade cognitiva e argumentativa desses alunos, propondo ideias e avaliando soluções em grupo. Os resultados mostraram-se bastante satisfatórios, grande envolvimento coletivo na prática e o desenvolvimento de habilidades importantes ao pleno exercício da cidadania. Além disso, a atividade serviu para aproximar um assunto específico de Química através de um procedimento prático comum no dia-a-dia, de uma maneira dinâmica, contribuindo, dessa forma, para uma aprendizagem sobre as proporções estequiométricas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edemar Benedetti Filho, Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos na área de Ensino de Química. Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000).

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos na área de Ensino de Química.

Graduado em Química (licenciatura e bacharelado com atribuições tecnológicas) pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1993-1997). Mestrado e doutorado em Bioquímica pela UNICAMP.

Carvalho Danilo Valdemar, Graduado pela Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Matemática e Química. Professor do Ensino Médio do Estado de São Paulo.

Published

2020-10-01

How to Cite

Benedetti Filho, E., Cavagis, A. D. M., & Valdemar, C. D. (2020). UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS. Revista Dynamis, 26(2), 136–152. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152

Issue

Section

Relatos de experiências