CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DA ABORDAGEM CTS SOBRE O TEMA SOLO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FASE 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL / FORMATIVE CONTRIBUTIONS OF THE STS APPROACH ON THE THEME SOIL IN THE SCIENCE CLASSES FOR ELEMENTARY SCHOOL PHASE 1

Authors

  • Ariane Cristina Bittencourt Zonta Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PPGECT)
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR
  • Viviane Paula Martini Instituto Federal do Paraná/IFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p66-82

Keywords:

Alfabetização científica e tecnológica. Ciência tecnologia e sociedade. Solo. Ensino de ciências. Ensino fundamental fase 1.

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa de intervenção, desenvolvida numa turma de 5° ano do ensino fundamental, numa escola pública da cidade de Ponta Grossa. Realizada no decorrer do ano de 2018, nas aulas de ciências, onde, identificadas as concepções prévias dos estudantes sobre o tema solo, e, desenvolvidos, aplicados e analisados 10 (dez) planejamentos de aula sobre o tema solo, num enfoque CTS. Os dados coletados foram agrupados em 2 (duas) categorias de análise: a) concepções prévias: o que os estudantes sabem sobre o solo,  e, b) educação ambiental e valores éticos:que objetivaram uma ACT voltada para a formação cidadã. Promoveu práticas educativas vindas ao encontro do ativismo social, tendo como intuito o incentivo à mudança de atitudes de maneira a encorajar o estudante a ter uma postura ativa  na sociedade, no que se refere à consciência do uso e cuidados com o solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ariane Cristina Bittencourt Zonta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PPGECT)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/2005). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PPGECT/2019). Atua como professora ensino de Ciências e Biologia pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC.  Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT. 

Viviane Paula Martini, Instituto Federal do Paraná/IFPR

Possui graduação em Licenciatura em Química (2003), Mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2012). Docente do Instituto Federal do Paraná. (IFPR- Campus Irati).

Published

2020-10-01

How to Cite

Zonta, A. C. B., Silveira, R. M. C. F., & Martini, V. P. (2020). CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DA ABORDAGEM CTS SOBRE O TEMA SOLO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FASE 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL / FORMATIVE CONTRIBUTIONS OF THE STS APPROACH ON THE THEME SOIL IN THE SCIENCE CLASSES FOR ELEMENTARY SCHOOL PHASE 1. Revista Dynamis, 26(2), 66–82. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p66-82