CLUBE DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS / SCIENCE CLUB: A SYSTEMATIC REVIEW OF STRICTO SENSU LITERATURE OVER THE LAST FIFTEEN YEARS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p187-204Keywords:
clube de ciências, stricto sensu, revisão sistemática de literatura.Abstract
Neste trabalho discute-se os resultados de uma revisão sistemática de literatura sobre clube de ciências, conduzida de acordo com as etapas preconizadas por Khan, Kunz e Kleijnen (2003). A fonte de busca foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, resultando em um corpus de pesquisa constituído por 17 produções. Como resultados que emergiram da análise das produções inventariadas destacam-se que a maioria dos participantes das pesquisas são estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A maioria das produções objetivavam avaliar se as ações realizadas nos clubes de ciências contribuíam para a alfabetização científica. Outros trabalhos visavam analisar atividades investigativas ou avaliar produtos educacionais aplicados nesses espaços. Concluiu-se que os clubes de ciências contribuem para o desenvolvimento de uma cultura científica escolar e suprem a falta de estrutura e de tempo curricular dos professores no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades experimentais em aulas regulares.
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