EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Authors

  • Viviane Paula Martini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Instituto Federal do Paraná (IFPR) http://orcid.org/0000-0003-0595-4455
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77

Keywords:

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Saberes populares, Formação de Professores de Química

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta formativa de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) a professores de química envolvendo um experimento investigativo de enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando: a importância de se utilizar esse enfoque no Ensino de Química, a compreensão a respeito da suposta neutralidade da ciência e o papel da experimentação. A proposta articula práticas educativas que integram: experimento e conteúdo, espaço e tempo de atividade experimental, saberes populares e saberes formais ensinados na escola, aproximando os alunos de seu contexto social, ampliando a compreensão de laboratório. O trabalho está alicerçado em ideias de cidadania, na busca pela formação integral de educandos, a partir da formação de valores éticos e morais, que contribuem para a melhoria social e ambiental da comunidade em que estão inseridos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Viviane Paula Martini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Química (2003), Mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná. (IFPR- Campus Irati). Tem experiência na área de Química, Ensino de Química, Química Orgânica e Cristalografia de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, jogos didáticos, mapas conceituais, estrutura tridimensional de proteínas, lipases. Participa das seguintes linhas de pesquisa: Prática pedagógica e pesquisa na educação básica, técnica e tecnológica, engenharia de proteínas, química medicinal com estudos estrutura/função e produção de enzimas. Lidera o Grupo de pesquisa Prática Pedagógica e Pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica - IFPR do diretório Grupos do CNPq.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, tecnologia, CTS, ensino de ciências, formação continuada, empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Published

2018-11-29

How to Cite

Martini, V. P., & Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, R. (2018). EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Dynamis, 24(2), 56–77. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77