EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77Keywords:
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Saberes populares, Formação de Professores de QuímicaAbstract
O presente artigo apresenta uma proposta formativa de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) a professores de química envolvendo um experimento investigativo de enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando: a importância de se utilizar esse enfoque no Ensino de Química, a compreensão a respeito da suposta neutralidade da ciência e o papel da experimentação. A proposta articula práticas educativas que integram: experimento e conteúdo, espaço e tempo de atividade experimental, saberes populares e saberes formais ensinados na escola, aproximando os alunos de seu contexto social, ampliando a compreensão de laboratório. O trabalho está alicerçado em ideias de cidadania, na busca pela formação integral de educandos, a partir da formação de valores éticos e morais, que contribuem para a melhoria social e ambiental da comunidade em que estão inseridos.Downloads
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2018-11-29
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Martini, V. P., & Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, R. (2018). EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Dynamis, 24(2), 56–77. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77
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Artigos
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