ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p58-76Abstract
A argumentação é temática emergente na área educacional e, especificamente no Ensino de Ciências, vem atraindo atenção de pesquisadores em nível nacional e internacional. Nesse contexto, o estudo relatado neste artigo objetivou mapear a produção científica brasileira, nos últimos 10 anos, a respeito da argumentação no Ensino de Ciências. Para isso, a metodologia utilizada apropriou-se de princípios do estado do conhecimento e, por meio de um recorte temático e temporal, explorou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte de busca. A partir do corpus de análise emerso, almejou-se reconhecer de que forma a manifestação de argumentos e o desenvolvimento da argumentação em aulas de Ciências e Biologia da Educação Básica vem sendo analisados. Os resultados encontrados nas dissertações inventariadas apontaram para um predomínio da utilização do modelo argumentativo de Toulmin (2001), com algumas adaptações. Sendo assim, notou-se um enfoque prioritário na perspectiva lógica de análise de argumentos (WENZEL, 1990). Ademais, constatou-se, nesse cenário, a ausência de teses que congreguem o tema na disciplina de Biologia, indicando a necessidade de aprofundamento das investigações a respeito em nível de doutorado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.