UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p40-57

Keywords:

Gestão de Instituições de Ensino Superior, Estratégias de Ensino-aprendizagem, Educação Profissional e Tecnológica.

Abstract

O artigo analisou as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de uma instituição de EPT. As metodologias foram: descritiva quanto aos objetivos; quantitativa em relação a sua natureza. A coleta de dados ocorreu por meio de survey. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de López et al. (2011) que propõe dois modelos, um centrado no ensino e outro com foco na aprendizagem. Para a interpretação dos dados foram utilizadas a análise fatorial exploratória, estatística descritiva e análise de conteúdo. O estudo mostrou que a maioria dos docentes utilizam estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. A pesquisa também mostrou que o perfil docente está ligado à história e origem da Instituição e que os docentes das áreas exatas do conhecimento aplicam estratégias centradas no professor/ensino, enquanto os professores das áreas das ciências humanas optam pelas estratégias centradas no aluno/aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação (Unimep). Professor EBTT no Instituto Federal Catarinense - campus Araquari. e-mail profereginaldo@gmail.com

Manuir Schons, Instituto Federal Catarinense

Manuir Schons, mestre em Administração (FURB - SC), Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Catarinense - Reitoria, e-mail: manuir@hotmail.com

Maria José Carvalho de Souza, FURB

Maria José Carvalho de Souza Domingues, doutora em Engenharia de Produção(UFSC), professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração, e-mail:mjcsd2008@gmail.com

Published

2018-01-28

How to Cite

Placido, R. L., Schons, M., & Souza, M. J. C. de. (2018). UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Dynamis, 23(1), 40–57. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p40-57