A Referencialização como processo (e método): uma proposta para avaliar a formação de egressos em Programas de Pós-Graduação da área de Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p63-75Keywords:
Referencialização, Avaliação, impacteAbstract
http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p63-75
A avaliação da pós-graduação brasileira, realizada pela CAPES, é imprescindível para apreciar a qualidade dos cursos. Todavia, existem críticas e restrições às suas limitações para mensurar a atividade formadora. Os cursos de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências buscam aproximar a formação docente da prática pedagógica objetivando contribuir para a melhoria desse ensino em espaços de educação formal e não-formal. Apresentamos a dinâmica teórica da referencialização e uma proposta de percurso para a avaliação interna dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Considerando os objetivos da formação e características, propomos um referencial de avaliação que ofereça um diagnóstico sobre o impacte dessa formação na prática pedagógica dos egressos. Propomos três dimensões de avaliação: curricular, epistemológica e educação científica e tecnológica, que podem ser complementadas em função do que se pretende avaliar, objetivando fornecer resultados destinados a melhoria da formação
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