A AUTOCONFIANÇA COMO RECURSO SUBJETIVOS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12404Resumen
O presente trabalho teve como objetivo investigar a autoconfiança como recurso subjetivo que facilita a aprendizagem matemática em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem metodológica foi a Epistemologia Qualitativa de González Rey, tendo como princípio o caráter construtivo-interpretativo para o processo de construção da informação. A partir da análise dos indicadores construídos durante o processo investigativo, emergiram hipóteses sobre o papel da autoconfiança como recurso subjetivo que pode facilitar ou dificultar a aprendizagem. Verificou-se que crianças que expressaram maior autoconfiança e reconhecimento de suas próprias capacidades, demonstraram maior engajamento e facilidade com a disciplina. Já as crianças que apresentaram baixos níveis de autoconfiança apresentaram elementos associados à dificuldade na aprendizagem matemática. A análise permite defender a tese de que a autoconfiança pode configurar-se como um recurso subjetivo essencial para a apropriação do conhecimento matemático, considerando que aprender envolve não apenas processos cognitivos, mas também processos simbólico-emocionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.








Google Acadêmico