A AUTOCONFIANÇA COMO RECURSO SUBJETIVOS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Patrícia Rodrigues Nogueira da Silva Universidade de Brasília
  • Amanda Marina Andrade Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12404

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo investigar a autoconfiança como recurso subjetivo que facilita a aprendizagem matemática em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem metodológica foi a Epistemologia Qualitativa de González Rey, tendo como princípio o caráter construtivo-interpretativo para o processo de construção da informação. A partir da análise dos indicadores construídos durante o processo investigativo, emergiram hipóteses sobre o papel da autoconfiança como recurso subjetivo que pode facilitar ou dificultar a aprendizagem. Verificou-se que crianças que expressaram maior autoconfiança e reconhecimento de suas próprias capacidades, demonstraram maior engajamento e facilidade com a disciplina. Já as crianças que apresentaram baixos níveis de autoconfiança apresentaram elementos associados à dificuldade na aprendizagem matemática. A análise permite defender a tese de que a autoconfiança pode configurar-se como um recurso subjetivo essencial para a apropriação do conhecimento matemático, considerando que aprender envolve não apenas processos cognitivos, mas também processos simbólico-emocionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Rodrigues Nogueira da Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Amanda Marina Andrade Medeiros, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018).

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Rodrigues Nogueira da Silva, P., & Andrade Medeiros, A. M. (2025). A AUTOCONFIANÇA COMO RECURSO SUBJETIVOS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12404. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12404