UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos
  • Carvalho Danilo Valdemar Graduado pela Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estequiometria, Atividade lúdica.

Resumo

Cálculos estequiométricos é um tópico que gera dificuldades de aprendizagem a alunos. O presente artigo propõe uma atividade lúdica experimental a estudantes de escolas públicas na preparação de um bolo, estabelecendo-se analogias entre os ingredientes e os reagentes de uma reação química. Houve estimulo às discussões em grupo, melhorando a capacidade cognitiva e argumentativa desses alunos, propondo ideias e avaliando soluções em grupo. Os resultados mostraram-se bastante satisfatórios, grande envolvimento coletivo na prática e o desenvolvimento de habilidades importantes ao pleno exercício da cidadania. Além disso, a atividade serviu para aproximar um assunto específico de Química através de um procedimento prático comum no dia-a-dia, de uma maneira dinâmica, contribuindo, dessa forma, para uma aprendizagem sobre as proporções estequiométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos na área de Ensino de Química. Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000).

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos na área de Ensino de Química.

Graduado em Química (licenciatura e bacharelado com atribuições tecnológicas) pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1993-1997). Mestrado e doutorado em Bioquímica pela UNICAMP.

Carvalho Danilo Valdemar, Graduado pela Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Matemática e Química. Professor do Ensino Médio do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Benedetti Filho, E., Cavagis, A. D. M., & Valdemar, C. D. (2020). UMA PROPOSTA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE PROPORÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS / A PLAYFUL PROPOSAL FOR INTRODUCING THE TEACHING OF STOICHIOMETRIC PROPORTIONS. Revista Dynamis, 26(2), 136–152. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p136-152

Edição

Seção

Relatos de experiências