A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Inclusiva, Surdez.

Resumo

Neste artigo analisamos a inclusão de surdos nas aulas de Matemática por meio das relações estabelecidas na tríade “professora, estudante surdo e Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (TILS). O estudo foi desenvolvido em duas turmas, 7o e 9o anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública da Bahia. Tratou-se de uma investigação qualitativa desenvolvida, na qual se analisou a relação entre os elementos da tríade acima mencionada. Para coletar os dados, foram observadas oito aulas de Matemática, com registro em diário de campo, e entrevistas com cada componente da tríade. Os resultados apontam que a relação da tríade nas aulas de Matemática não se estabeleceu, uma vez que nem todos os vértices estiveram conectados. O TILS foi o protagonista do ensino, o vértice mais firme na tríade, fato que tornou frágil a educação dos surdos no contexto inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salvador Cardoso Silva Muniz

Professor de Matemática. Mestre em Educação Matemática.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta do departamento de ciências exatas e tecnológicas e do mestrado em educação em ciências e matemática da universidade estadual de Santa Cruz

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta do departamento de ciências exatas e tecnológicas e do e do mestrado em educação em ciências e matemática da universidade estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Muniz, S. C. S., Peixoto, J. L. B., & Magina, S. M. P. (2020). A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT. Revista Dynamis, 26(2), 23–39. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39

Edição

Seção

Artigos