APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION

Autores

  • Lisiane Barcellos Calheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joecir Palandi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p39-60

Palavras-chave:

Ensino, Física, Radiação, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O  trabalho apresenta resultados de uma análise de mapas mentais e conceituais, que teve por objetivo investigar as representações  sociais  compartilhadas por estudantes do ensino médio de uma escola pública sobre o tema Radiação e os possíveis indícios de aprendizagem significativa. Tal análise se deu  a  partir de mapas mentais e conceituais e  textos explicativos elaborados pelos alunos, quando da implementação de três Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Os mapas  e  textos foram desenvolvidos por  estudantes em diferentes passos sequenciais das UEPS. A compreensão dessas representações pode auxiliar  no processo de aprendizagem dos conceitos de Radiação, agregando as ideias do senso comum aos conceitos científicos estudados sobre o tema. Os resultados expressam a diversidade nas representações dos estudantes no mapa mental, mesclando elementos do senso comum com elementos, mesmo que superficiais, do conhecimento científico e apresentam indícios de aprendizagem significativa ao final da implementação das três UEPS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Barcellos Calheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa voltada para a área de Ensino em Física Moderna e Contemporânea, com ênfase na Aprendizagem Significativa, doutorado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004).

Joecir Palandi, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2005)

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

Calheiro, L. B., Del Pino, J. C., & Palandi, J. (2020). APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION. Revista Dynamis, 26(1), 39–60. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p39-60