CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES

Autores

  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau (FURB) http://orcid.org/0000-0003-0037-3651
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Douglas Ropelato Escola Municipal Padre Martinho Stein / Lab. Informática

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Metodologia Ativa, Ambiente Multirreferencial, Robótica Educacional Livre.

Resumo

Este trabalho apresenta a metodologia EPECREL como uma estratégia na superação de concepções empíricas e como informações relevantes e inclusivas foram incorporadas. A teoria de assimilação de Ausubel é usada no desenvolvimento da uma metodologia ativa designada por “Ensino do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educativa Livre – EPECREL”. São apresentados resultados do projeto de pesquisa-ação, no qual foi criado um Clube de Tecnologia como motivação para a aprendizagem de conceitos de ciências e tecnologias. A estratégia ativa tem potencial de auxiliou no processo de interação cognitiva dentro de um ambiente social colaborativo, o aprendente assumi responsabilidades, argumenta e trabalha coletivamente entre outras ações e que permitem que novos conceitos sejam assimilados. Neste sentido reforça-se a ideia de que a motivação do aprendente e a sua disposição na construção dos artefatos tecnológicos são partes fundamentais no desenvolvimento de habilidades e para a ocorrência de uma Aprendizagem Significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor lotado no Departamento de Física, trabalha no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Area de interesse em Ensino de Física.

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Departamento Computação, Palhoça, SC

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Schuhmacher, E., Schuhmacher, V. R. N., & Ropelato, D. (2019). CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES. Revista Dynamis, 25(3), 38–51. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51