CLUBE DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS / SCIENCE CLUB: A SYSTEMATIC REVIEW OF STRICTO SENSU LITERATURE OVER THE LAST FIFTEEN YEARS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p187-204

Palavras-chave:

clube de ciências, stricto sensu, revisão sistemática de literatura.

Resumo

Neste trabalho discute-se os resultados de uma revisão sistemática de literatura sobre clube de ciências, conduzida de acordo com as etapas preconizadas por Khan, Kunz e Kleijnen (2003). A fonte de busca foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, resultando em um corpus de pesquisa constituído por 17 produções. Como resultados que emergiram da análise das produções inventariadas destacam-se que a maioria dos participantes das pesquisas são estudantes dos anos finais do ensino fundamental.  A maioria das produções objetivavam avaliar se as ações realizadas nos clubes de ciências contribuíam para a alfabetização científica. Outros trabalhos visavam analisar atividades investigativas ou avaliar produtos educacionais aplicados nesses espaços. Concluiu-se que os clubes de ciências contribuem para o desenvolvimento de uma cultura científica escolar e suprem a falta de estrutura e de tempo curricular dos professores no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades experimentais em aulas regulares.

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Gonçalves, T. A., & Denardin, L. (2019). CLUBE DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU DOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS / SCIENCE CLUB: A SYSTEMATIC REVIEW OF STRICTO SENSU LITERATURE OVER THE LAST FIFTEEN YEARS. Revista Dynamis, 25(2), 187–204. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p187-204

Edição

Seção

Artigos