A UTILIZAÇÃO DE CARTÕES TELEFÔNICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA / THE USE OF TELEPHONE CARDS IN SCIENCE TEACHING: PROPOSAL OF A DIDACTIC ACTIVITY

Autores

  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela PUC Minas Mestre em Biologia de Vertebrados pela PUC Minas Professor de ciências na Escola Estadual Nila Faraj, em Vespasiano (MG). http://orcid.org/0000-0003-2777-9440
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p20-38

Palavras-chave:

Mamíferos nos cartões telefônicos, Ensino de Biologia, Ensino de Zoologia.

Resumo

 Uma pesquisa investigativa foi realizada na homepage: https://colnect.com/en/phonecards para contabilizar as imagens de mamíferos presentes nos cartões telefônicos existentes nos Estados Brasileiros que compõem a região sudeste do Brasil. Um total de 76 cartões telefônicos de diferentes operadoras de telefonia e de diferentes anos foi encontrado, sendo que 26 deles continham a imagem de mamíferos. Objetivando utilizar esses dados no Ensino de Biologia, uma atividade contendo 10 questões foi elaborada, para alunos do Ensino Médio, abordando aspectos fisiológicos, morfológicos, comportamentais, ecológicos e alimentares. Espera-se que os professores de Biologia tenham acesso a essa atividade e que possam discutir com seus alunos algumas das características biológicas existentes nos mamíferos aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

Brandão, L. de E. D., & Barros, M. D. M. de. (2020). A UTILIZAÇÃO DE CARTÕES TELEFÔNICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA / THE USE OF TELEPHONE CARDS IN SCIENCE TEACHING: PROPOSAL OF A DIDACTIC ACTIVITY. Revista Dynamis, 26(1), 20–38. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p20-38