PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÃTICA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p77-93Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Ensino Médio Politécnico. Água.Resumo
Este relato objetiva apresentar resultados oriundos de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com alunos do 1º ano do E. M. O planejamento ocorreu entre uma professora de Matemática, integrantes da Pesquisa Tendências no Ensino e bolsistas. O grupo se reuniu durante dois meses. A prática de Modelagem Matemática foi planejada à luz dos passos de Burak e Aragão (2012). O papel da professora titular foi o de mediadora. Os resultados apontam que nem todos os alunos conseguiram realizar registros matemáticos. Entretanto, puderam-se observar tabelas, maquetes, gráficos, quadros e uma equação expressa. A prática revelou o quanto a exploração contribuiu no entendimento de aspectos relacionados à água. Os alunos afirmaram que foi relevante aprender matemática de forma contextualizada e que foram corresponsáveis pela sua aprendizagem. Ainda aludiram que desenvolveram a capacidade de colaborar com os colegas, trabalhando em pequenos grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.