HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21

Palavras-chave:

História da Matemática, Educação Profissional, Livro-Texto, Álgebra de Boole, Leis de Kirchoff.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada à História da Matemática que analisou como os livros-texto  de Eletrônica Digital e de Circuitos de Corrente Contínua abordam elementos históricos relacionados à Álgebra de Boole e às Leis de Kirchhoff, respectivamente. As obras analisadas pertencem ao acervo da biblioteca da nossa instituição e são utilizadas como referências nas disciplinas do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio. No que tange ao aspecto metodológico, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, selecionando para análise os livros mais acessados pelos estudantes em cada disciplina. Verificamos que a maioria dos exemplares analisados não apresenta adequadamente a história. Como acreditamos que a formação profissional deve compreender conhecimentos técnicos e científicos em sua historicidade, concluímos que seria importante investigar as possibilidades da História da Ciência para o ensino da técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-28

Como Citar

Sá, L. C. e, Sá, F. B. de, Polonini, G. T., & Soares, J. de S. (2018). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA. Revista Dynamis, 23(1), 6–21. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21