MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Maria Rosana Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p79-103

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Ensino de Física. Energia Elétrica. Ensino e Aprendizagem. Interdisciplinar.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e discutir as contribuições obtidas por meio das atividades de Modelagem sobre energia elétrica no Ensino de Física. Isso foi aplicado em colégios estaduais, Paraná. O estudo se orienta a partir de pesquisas bibliográficas e práticas; metodologicamente, faz uso da pesquisa qualitativa e do tipo estudo de caso, em que as coletas de dados se deram por meio da observação, intervenção na pesquisa, dados extraídos dela e questionário pós-teste: dados retirados da COPEL, anotações, registros e materiais elaborados pelos sujeitos. Portanto, as atividades desenvolvidas de Modelagem propiciaram contribuições aos sujeitos em termos sociais, ambientais, financeiros e conceitos estudados e pesquisados, pois eles evidenciaram a relevância do uso racional da energia elétrica e seu uso consciente cotidianamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosana Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2014), no qual se encontra na condição de bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa, (UTFPR/PG) (2012). Especialização (lato sensu) em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela UTFPR de Cornélio Procópio (UTFPR/CP) (2007), e Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (UTFPR/CP) (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná de Cornélio Procópio (UENP-FAFICOP) (2005). Apresento as seguintes experiências profissionais: a) auxiliar escolar como professora de Matemática e de Língua Portuguesa; b) professora/pesquisadora na Educação Básica, nos Ensinos Fundamental II e Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Profissional em cursos de períodos integrais de Técnicos em Agropecuária e subsequentes de Técnicos em Contabilidade, de Meio Ambiente e de Recursos Humanos nas disciplinas de Matemática, Estatística, Matemática Financeira e Física; c) pesquisadora de Modelagem Matemática na Educação Matemática em um curso de Graduação de Licenciatura em Matemática na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática; d) professora/pesquisadora na Educação Superior segundo os cursos de Graduações como de Ciência de Computação e Sistemas de Informação nas disciplinas de Cálculo e Geometria Analítica I, Lógica Matemática e Probabilidade e Estatística. Além disso, pesquiso, estudo e aprofundo principalmente nas seguintes áreas e subáreas de pesquisas: Ensino e Educação - Estudantes, Futuros(as) Professores(as) e Universitários(as) de Matemática; Estado da Arte da Pesquisa; e Educação Matemática - Modelagem Matemática, esta investigo e analiso desde 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Soares, M. R. (2016). MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 22(2), 79–103. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p79-103

Edição

Seção

Artigos