A Referencialização como processo (e método): uma proposta para avaliar a formação de egressos em Programas de Pós-Graduação da área de Ensino de Ciências

Autores

  • Graziela Piccoli Richetti Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina
  • José de Pinho Alves Filho Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Departamento de Física – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p63-75

Palavras-chave:

Referencialização, Avaliação, impacte

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p63-75

A avaliação da pós-graduação brasileira, realizada pela CAPES, é imprescindível para apreciar a qualidade dos cursos. Todavia, existem críticas e restrições às suas limitações para mensurar a atividade formadora. Os cursos de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências buscam aproximar a formação docente da prática pedagógica objetivando contribuir para a melhoria desse ensino em espaços de educação formal e não-formal. Apresentamos a dinâmica teórica da referencialização e uma proposta de percurso para a avaliação interna dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Considerando os objetivos da formação e características, propomos um referencial de avaliação que ofereça um diagnóstico sobre o impacte dessa formação na prática pedagógica dos egressos. Propomos três dimensões de avaliação: curricular, epistemológica e educação científica e tecnológica, que podem ser complementadas em função do que se pretende avaliar, objetivando fornecer resultados destinados a melhoria da formação

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Biografia do Autor

Graziela Piccoli Richetti, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de produtos naturais e na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química e Educação Científica e Tecnológica.

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Publicado

2012-12-22

Como Citar

Richetti, G. P., & Alves Filho, J. de P. (2012). A Referencialização como processo (e método): uma proposta para avaliar a formação de egressos em Programas de Pós-Graduação da área de Ensino de Ciências. Revista Dynamis, 18(1), 63–75. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p63-75

Edição

Seção

Artigos