Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20Palavras-chave:
ENADE, formção de professores, Ensino de Ciências, Educação SuperiorResumo
http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20
Os desafios da docência contemporânea no Ensino de Ciências têm demandando uma sólida formação no âmbito técnico, nas questões relativas à docência e nos grandes temas da contemporaneidade atinentes à denominada formação geral. Diante do aumento do número de cursos e das modificações na legislação educacional pelo SINAES e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores não pode prescindir de estudos que analisem os indicadores produzidos nos últimos anos, visando compreender melhor questões relevantes para a formação dos docentes para a educação em ciências no Brasil. Por esta razão, o objetivo deste estudo é avaliar os dados oriundos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano de 2008 analisando os resultados obtidos pelos alunos dos cursos de Química, Física e Biologia, comparando-os dos estudantes de cursos das Ciências Humanas visando contribuir para o importante repensar das práticas educativas nos cursos de formação de professores.
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