ENSINO DE FÍSICA E METACOGNIÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FISICA EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12417

Resumo

O presente texto relata os achados da pesquisa qualitativa realizada no primeiro semestre de 2022, que teve por objetivo investigar como questionários metacognitivos associados à estratégia didática de Predizer, Interagir e Explicar (PIE) em atividades experimentais contextualizadas, podem contribuir para a aproximação dos aspectos teóricos e práticos vinculados ao componente curricular do Laboratório de Física III de um curso de Engenharia, em uma Universidade Federal do Sul do Brasil. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016), utilizando como referencial teórico os pressupostos do entendimento de metacognição no campo educacional. Os resultados demonstram que a intervenção didática mediada por ferramentas metacognitivas oportunizou ganhos atitudinais para os alunos, repercutindo em autonomia e uso de estratégias metacognitivas na resolução dos problemas propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Enio Jorge Lima, Universidade Federal do Pampa

Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade Federal do Pampa, licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade Educacional da Lapa e Técnico em Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM).

Pedro Fernando Teixeira Dorneles , Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa e membro permanente dos programas de pós-graduação em Ensino (Mestrado Acadêmico) e em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física - área de concentração Ensino de Física - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Lima, C. E. J., Dorneles , P. F. T., & Rosa, C. T. W. da. (2025). ENSINO DE FÍSICA E METACOGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FISICA EM CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12417. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12417