PROPOSTAS DE MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS ATRELADAS AOS SABERES MATEMÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12406

Resumo

A musicalização nos anos iniciais do ensino fundamental pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem da Matemática. Neste sentido, este estudo teve como objetivo delinear sugestões de atividades de musicalização para o ensino de Matemática nos anos iniciais, tomando como base três eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Números, Álgebra e Geometria. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório. Os resultados obtidos foram favoráveis com o que foi pretendido desde as ideias primárias da pesquisa, comprovando, por meio de vivências práticas de musicalização e do conjunto teórico acessado que a presença da Matemática pode ser facilmente percebida em experiências que envolvem musicalização e que essa abordagem interdisciplinar torna o aprendizado mais envolvente, estimula a concentração e favorece a fixação de conceitos, especialmente para crianças que aprendem melhor por meio da experimentação e da sensibilidade auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Raquel dos Santos Souza Lopes, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduada em Música e Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

Downloads

Publicado

2025-07-28

Como Citar

Alves de Oliveira, C., & dos Santos Souza Lopes, R. (2025). PROPOSTAS DE MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS ATRELADAS AOS SABERES MATEMÁTICOS. Revista Dynamis, 31(1), e12406. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12406