DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DA TAREFA “OS PALITOS DE FÓSFOROS”

Autores/as

  • Valdete Aparecida do Amaral Miné PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO
  • Sonia Barbosa Camargo Igliori
  • Jana Tragalová

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12386

Resumen

Esse artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo investigar a trajetória documental de um coletivo de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, a respeito da formação e desenvolvimento do Pensamento Algébrico dos alunos. A metodologia da pesquisa acompanha a proposta de investigação reflexiva, cujos procedimentos se ajustam à abordagem teórica utilizada, qual seja a “Abordagem Documental do Didático”, para a qual o processo de desenvolvimento profissional do professor está adequado à documentação de seus recursos no âmbito de sua atuação na sala de aula visando a formação do Pensamento Algébrico em alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais acerca da tarefa “Os Palitos de Fósforo”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdete Aparecida do Amaral Miné, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Sonia Barbosa Camargo Igliori

Doutora em Matemática – Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jana Tragalová

Doutora em Educação Matemática – Professora associada da Haute école pédagogique du canton de Vaud

HEP - Haute école pédagogique du canton de Vaud

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

do Amaral Miné, V. A., Barbosa Camargo Igliori, S., & Tragalová, J. (2025). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DA TAREFA “OS PALITOS DE FÓSFOROS”. Revista Dynamis, 31(1), e12386. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12386