O FAZER MODELAGEM COMO UM POSSÍVEL DESIGN NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12247

Resumo

Este ensaio teórico apresenta um diálogo entre a teoria de Donald Schön sobre a formação de profissionais reflexivos e a importância da reflexão no ato pedagógico, destacando o método de ensino da Modelagem na Educação de Maria Salett Biembengut como resultado de um processo de design na prática profissional. As compreensões emergiram após os pesquisadores examinarem as ideias desses dois teóricos. São apresentadas e discutidas as teorias que sustentam este estudo, incluindo a reflexão na prática, os processos reflexivos na prática e a gênese na construção do design profissional da Modelagem na Educação. Com base nesses conceitos, foi possível perceber que a Modelagem na Educação, como método de ensino, pode configurar-se como um design da prática profissional, ao ensinar conteúdos matemáticos tanto em espaços escolares quanto não-escolares.

Downloads

Biografia do Autor

Samuel Lopes Cerqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta de ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Cerqueira, S. L., & Madruga, Z. E. de F. (2025). O FAZER MODELAGEM COMO UM POSSÍVEL DESIGN NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12247. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12247