A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Tiago Rodrigo Scheineider
  • Rosangela Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Rosemar Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12037

Resumo

A pesquisa analisa a Educação Ambiental (EA) diante dos problemas ambientais causados pela exploração indiscriminada dos recursos naturais. O estudo revisou a presença da EA em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental, com base em 83 pesquisas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Destas, 29 foram selecionadas por tratarem da EA no currículo escolar, sendo analisadas conforme as macrotendências político-pedagógicas de Layrargues e Lima (2014). Cinco pesquisas se alinharam à macrotendência conservacionista, e 22 à crítica. A pesquisa conclui que, embora existam esforços para integrar a EA ao currículo, sua implementação ainda é limitada a soluções técnicas superficiais, restringindo uma compreensão crítica dos problemas ambientais. Isso evidencia a necessidade de transformações estruturais e sistêmicas para promover uma sustentabilidade ambiental genuína no contexto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Rodrigo Scheineider

Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

 

Rosangela, Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Doutora em Educação nas Ciências

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Rosemar, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Scheineider, T. R., Uhmann, R. I. M., & Ayres dos Santos, R. (2024). A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e12037. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12037