MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS

Autores

  • Danilo Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Bruna Herculano da Silva Bezerra Universidade Federal de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p69-90

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de significação do conceito de energia, a partir da aplicação de uma sequência didática pautada na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na Teoria dos Perfis Conceituais. Tal sequência foi planejada com base nas ideias de Mehéut, assumindo como princípio os quatro componentes básicos, a saber: professor, aluno, conhecimento científico e mundo real (ou material), e as duas dimensões, pedagógica e epistemológica. A pesquisa, recorte da dissertação de mestrado, é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em uma escola integral da rede pública de ensino do estado de Pernambuco, localizada em Maranguape I, Paulista, com a participação dos estudantes do 2° ano do Ensino Médio. A partir dos dados coletados em uma das etapas, debate sobre a Questão sociocientífica (QSC) apresentada, analisamos as relações CTS e emergências das zonas do perfil conceitual de energia. Os resultados revelam a emergência de várias zonas do perfil conceitual, que guardam fortes relações com o contexto das atividades e convergem com as discussões propostas pela perspectiva CTS. Ainda, concluímos que a proposta possibilita a ampliação das discussões sobre o conceito de energia, considerando diversos contextos e os modos de pensar de maior valor pragmático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química
Área de Ensino de Química

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Souza, D. O. de, Bezerra, B. H. da S., & Simões Neto, J. E. (2023). MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS. Revista Dynamis, 29(1), 69–90. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p69-90

Edição

Seção

Artigos