O O ESPELHAMENTO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COMPARTILHADAS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p147-163Resumo
O estudo apresentado contempla a formação continuada de professoras que atuam na Educação Infantil, com atenção para o Ensino de Ciências em tal contexto. A investigação consistiu na análise do processo de espelhamento de prática vivenciado com professoras participantes de um grupo de formação continuada. O contexto formativo acompanhado possibilitou às professoras a realização de leituras e reflexões sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil. As informações foram obtidas a partir da transcrição de um encontro formativo realizado no período de setembro a dezembro do ano de dois mil e vinte. A análise metodológica adotada foi a Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram treze categorias iniciais, seis categorias intermediárias e uma categoria final: Compreensões acerca do Ensinar Ciências num movimento de reflexão compartilhada. O metatexto elaborado apresenta o novo emergente, no qual a formação continuada se mostrou como um espaço importante de partilha de conhecimentos e vivências. O diálogo teórico e prático possibilitou compreensões acerca de fragilidades e de potencialidades para Ensinar Ciências na Educação Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.