A DIMENSÃO AFETIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
REVISÃO DE PESQUISAS NA WEB OF SCIENCE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p03-20Resumo
O estudo refere-se a uma análise em artigos estrangeiros que abordam a temática da dimensão afetiva no campo da Educação em Ciências. O objetivo está em visualizar o cenário dessas pesquisas produzidas nos últimos cinco anos, de modo e identificar as características dessa produção. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, tomando-se como locus o banco de dados da Web of Science. Nessa busca e após estabelecidos os critérios de seleção, obteve-se 27 artigos que foram analisados a partir da distribuição geográfica, periódico de publicação, nível de ensino e presença dos construtos relacionados a dimensão afetiva. Como resultado aponta-se que: o continente asiático apresenta o maior número de estudo; o International Journal of Science Education é o periódico com maior número de publicações; o Ensino Médio é que tem despertado maior interesse dos pesquisadores; e, os construtos atitude, autoestima e motivação são os mais presentes.
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