Alternativas aos modelos de desenvolvimento na/da América Latina a partir da perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p27-51

Resumo

Este ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a emergência da perspectiva do Bem Viver como uma possibilidade aos modelos de desenvolvimento na/da América Latina. Para tanto, desenvolvemos este exercício teórico a partir das contribuições da perspectiva decolonial, abordando, em um primeiro momento, uma compreensão da imposição histórica da noção de progresso para, em um segundo momento, problematizarmos a constituição e universalização dos modelos de desenvolvimento e, por fim, em um terceiro momento, avançarmos nas reflexões acerca da emergência da perspectiva do Bem Viver como uma possibilidade aos modelos de desenvolvimento na/da América Latina. Entendemos que os modelos de desenvolvimento que orientam os modos de vida, de produção e da economia demonstram ser cada vez mais insustentáveis pelos riscos e consequências à existência social e ambiental. A perspectiva do Bem Viver emerge enquanto conjunto de experiências e práticas oriundas de grupos e povos tradicionais latino-americanos que mantêm relações de coexistência entre sociedade e natureza, como alternativa aos modelos de desenvolvimento na/da América Latina.

Palavras-chave: América Latina; Bem Viver; decolonialidade; desenvolvimento; progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Zambiasi, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR). Bacharel em Administração (UNOESC). Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq e membro/técnico do Grupo de Estudos Sobre Universidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (GEU/UTFPR).

 

Marlize Rubin-Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação (PPGE/UFRGS). Mestrado em Educação (PPGE/UFPEL). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Líder do Grupo de Estudos Sobre Universidade (GEU/UTFPR).

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Zambiasi, F., & Rubin-Oliveira, M. (2025). Alternativas aos modelos de desenvolvimento na/da América Latina a partir da perspectiva decolonial. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(3), 27–51. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p27-51

Edição

Seção

Artigos