Educação superior e desenvolvimento regional: o caso da UNOESC-SMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n2p227-250Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Instituições de Ensino Superior, São Miguel do Oeste, UNOESC.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a relação existente entre a Instituição de Ensino Superior UNOESC São Miguel do Oeste e o desenvolvimento da região em que ela atua a partir da percepção dos coordenadores de curso. Para a realização do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa; quanto ao enfoque, exploratório; e quanto aos procedimentos, um estudo de caso; foram entrevistados os coordenadores dos 14 cursos ofertados no ano de 2019 na UNOESC São Miguel do Oeste. O estudo demonstrou que, para os coordenadores de curso, o desenvolvimento de uma região é consequência de seu crescimento econômico e social. Também se constataram interações entre as atividades dos cursos ofertados e a comunidade regional. Além disso, observou-se o compromisso da UNOESC São Miguel do Oeste em formar alunos com habilidades e competências para contribuírem para o desenvolvimento de sua região de atuação. A conclusão do estudo é de que a UNOESC São Miguel do Oeste, a partir de suas ações e atividades e da formação proporcionada aos seus egressos, pode ser reconhecida como uma Instituição de Ensino Superior promotora do desenvolvimento regional.
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