PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM ESCRITA ACADÊMICA-CIENTÍFICA COM LITERATURA

Auteurs-es

  • Isabela Vieira Barbosa FURB - Universidade Regional de Blumenau.
  • Jacqueline Leire Roepke Uniasselvi.
  • Rosana Mara Koerner Univille.

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p445-464

Mots-clés :

Literatura. Formação de leitor. Letramentos acadêmicos.

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender as práticas de letramentos com literatura realizadas por uma mestra em educação ao longo da construção de sua dissertação. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a dissertação de mestrado à luz dos Estudos dos Letramentos através da perspectiva dos letramentos acadêmicos. Os dados apontam que algumas das marcas deixadas pelas práticas de letramentos com literatura durante a infância foram contributivas na formação leitora da autora da dissertação, e inclusive emergiram ao longo da dissertação. Desse modo, podemos observar, ao longo dos dados analisados, que as práticas prévias ao ingresso na formação acadêmica exerceram influências positivas para o engajamento da autora com práticas de literatura em diferentes campos do saber.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Isabela Vieira Barbosa, FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atualmente é Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Estácio de Sá.

 

Jacqueline Leire Roepke, Uniasselvi.

Mestre em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, Psicopedagogia, em Educação a Distância: Gestão e Tutoria, pela UNIASSELVI. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau & FMM Fundação Fritz Müller. Graduada em Psicologia - FURB.

Docente da Educação à Distância da UNIASSELVI e professora do curso presencial de Direito na UNIASSELVI Indaial, na disciplina Psicologia Jurídica.

Rosana Mara Koerner, Univille.

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

Professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Atualmente é a Coordenadora do Curso de Letras.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-30

Comment citer

Vieira Barbosa, I., Leire Roepke, J., & Mara Koerner, R. (2019). PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM ESCRITA ACADÊMICA-CIENTÍFICA COM LITERATURA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(3), 445–464. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p445-464

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.