HISTÓRIA E FICÇÃO: TERRITÓRIOS CONTAMINADOS EM MEMORIAL DO CONVENTO, DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Vera Bastazin PUC/SP
  • Vanessa Correia de Araujo Silva PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p003-018

Palavras-chave:

José Saramago. Metaficção Historiográfica. História Ficção. Memorial do Convento.

Resumo

Resumo

José Saramago, autor de Memorial do Convento, apropria-se de elementos históricos para provocar o leitor, apontando-lhe o sujeito moderno como um ser questionador e, sobretudo, crítico. Com perfil próprio de um escritor contemporâneo, o autor propõe uma história que, certamente, se insere na História, sugerindo uma nova forma de ler e interpretar, e colocando em cena personagens que foram deixados à margem da versão historiográfica oficial. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir e elucidar as relações entre história e ficção enquanto territórios em permanente contaminação no discurso poético. A composição da obra é marcada pela metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991) e se apropria de personagens e acontecimentos que fundaram a história portuguesa, construindo um processo estético que transforma os componentes romanescos. O texto metaficcional desloca os fatos concebidos como verdadeiros e propõe o questionamento das verdades históricas em um tempo presente. O desenvolvimento do trabalho explicita que, a narrativa não é composta, simplesmente, por um processo mimético, mas por um trabalho de representação complexo com a palavra.

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Biografia do Autor

Vera Bastazin, PUC/SP

Professora Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUCSP. Depto de Artes da Faculdade sde Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. PósDoutorado pela Universidade do Minho - Braga/Portugal 

 

 

Vanessa Correia de Araujo Silva, PUC/SP

Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. Grupo de Pesquisa: Categorias da Narrativa.

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Publicado

15-07-2019

Edição

Seção

Artigos