GÊNERO DISCURSIVO MEMÓRIAS LITERÁRIAS
UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p005-021Resumo
Neste texto são apresentados os resultados da experiência pedagógica “memórias das pessoas daqui”, desenvolvida com estudantes de uma turma de sétimo ano de uma escola pública estadual no interior do Paraná, com o objetivo de potencializar as atividades de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, no tocante ao gênero discursivo “Memórias Literárias”. Nesta incursão, partiu-se da reflexão de que os homens se diferenciam dos animais por possuir funções psicológicas superiores mediadas pela linguagem. Nas esferas comunicacionais, o uso da língua se efetua por meio de enunciados produzidos com polissêmicas intencionalidades. Considerando que a escola é o espaço formal da educação sistematizada, para muitos estudantes ela ainda será o local em que terão acesso ao conhecimento produzido pela humanidade ao longo do tempo. Em se tratando da educação escolar, a linguagem é um instrumento de mediação dos conhecimentos científicos o que certifica a relevância de oportunizar aos estudantes experiências dialógicas. Por conseguinte, relata, cotejando aos pressupostos teóricos de autores como Bakhtin, Le Goff, Hobsbawn, Larossa, Ginzburg, as atividades de pesquisa colaborativa, produzidas pelos estudantes, com o suporte de metodologias ativas que conferiram o resgate da história e a identidade das pessoas do município, recorrendo a protocolos de levantamento de dados, organização e tratamento de materiais de variadas fontes como entrevistas, fotografias, objetos entre outros.
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