CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Mots-clés :

Pós-Verdade. Comunicação Social. Eleições. WhatsApp.

Résumé

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica do conceito de pós-verdade, pela ótica da comunicação social, utilizando como case a campanha do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, intitulada “Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos”. A análise do discurso tem como base pesquisas bibliográficas e divide-se em três momentos. Primeiramente a definição da pergunta de pesquisa; que visa responder se “a pós-verdade pode explicar a crença em massa na imensidão de notícias inverídicas espalhadas no último período eleitoral brasileiro?”. No segundo momento interpreta-se a teoria contemporânea da pós-verdade, na qual fatos objetivos são preteridos em relação a narrativas emocionais; para em seguida relacioná-la com as novas mídias comunicacionais, em um foco nos discursos emitidos via aplicativo WhatsApp. Após a coleta de informações de obras impressas e artigos da internet chega-se ao resultado da pesquisa, onde identificou-se a origem do termo pós-verdade e seus efeitos na atual sociedade, concluindo que ela pode apenas em partes elucidar a convicção nas mensagens não verdadeiras criadas durante a eleição presidencial. Para explicar na totalidade tal fenômeno seriam necessários estudos mais aprofundados na área do marketing político.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriel Lepeck, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE (Brusque/SC)

Rafael Luiz Zen

Professor orientador, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (Florianópolis/SC).

Téléchargements

Publié-e

2020-04-23

Comment citer

Lepeck, G., & Luiz Zen, R. (2020). CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 025–044. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.