MANIFESTAÇÃO DA RELIGIOSIDADE CATÓLICA LUSO-AÇORIANA: A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM LAGUNA (S/C) COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n3p296-312Palavras-chave:
Folkcomunicação, Luso-açorianismo, Identidade CulturalResumo
A seguinte pesquisa procura analisar o catolicismo popular professado por descendentes luso-açorianos, especificamente radicados no município de Laguna (S/C). O objeto de pesquisa é a festa do Divino Espírito Santo, organizada pela comunidade de Magalhães, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Assim, procura-se averiguar, baseado na premissa da Folkcomunicação, a forma com que essa manifestação cultural se consolida como um veículo de comunicação popular, emitindo mensagens, críticas e idéias, oriundas do próprio povo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.